Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Após 20 anos, democratas retomam NY

Boca de urna aponta Bill de Blasio como sucessor do prefeito Michael Bloomberg; partido não governava cidade desde 93

Republicano Chris Christie se reelege em Nova Jersey; com apoio de Clinton, democrata vence pleito na Virginia

JOANA CUNHA DE NOVA YORK

O democrata Bill de Blasio, 52, foi eleito ontem prefeito de Nova York, segundo pesquisas de boca de urna. A vvitória recoloca a cidade de perfil pesadamente democrata nas mãos do partido após mais de 20 anos de governos republicanos ou independentes.

Apesar de o eleitorado democrata superar o republicano na razão de 6 para 1 na cidade, a última administração do partido foi a de David Dinkins, de 1990 a 1993.

Com 40 pontos à frente do rival Joe Lhota nas pesquisas de intenção de voto, Blasio era tratado como vencedor antes da revelação das urnas.

No fim do ano se encerram as três gestões consecutivas de Michael Bloomberg --republicano tornado independente--, que reconstruíram a cidade abalada pelos ataques de setembro de 2001 e promoveram inovações nas áreas de saúde pública e transporte.

Durante a atual campanha, o currículo de defensor público de Blasio foi questionado como insuficiente para lidar com a máquina de 300 mil funcionários e Orçamento de US$ 70 bilhões que a prefeitura representa.

"Mas Bloomberg também tinha experiência limitada para um governante. Ele aprendeu com o trabalho, preencheu sua administração com profissionais qualificados e se tornou um prefeito eficiente", escreveu em editorial o jornal "The New York Times", que endossou a candidatura de Blasio.

O argumentoera ecoado por democratas ontem em seção eleitoral no Upper West Side, reduto do partido. "As inovações de Bloomberg só precisam ser mantidas. Falta agora distribuir. É o que ele vai fazer", dizia o fotógrafo Jim Carr, eleitor de Blasio, referindo-se ao candidato.

As promessas do democrata incluem milhares de moradias acessíveis e a elevação de impostos dos ricos para investir na educação. As propostas para a segurança agradam negros e latinos, grupos que lhe deram apoio superior a 85% nas pesquisas.

"Jamais votaria em Lhota. Aqui não há lugar para republicanos", disse a aposentada Linda Lewis ao deixar sua seção no Bronx, bairro onde os dois grupos prevalecem.

ELEIÇÕES ESTADUAIS

Também ontem, o republicano Chris Christie foi reeleito para o governo de Nova Jersey com larga vantagem, num resultado que o coloca entre os principais pretendentes de seu partido à próxima corrida presidencial, em 2016.

Antecipando suas pretensões políticas, Christie dedicou a reta final da campanha a discutir questões nacionais e fazer críticas ao presidente democrata, Barack Obama.

Na Virginia, reduto republicano, projeção da CNN deu ao democrata Terry McAuliffe (apoiado pelo ex-presidente Bill Clinton) vitória por margem mínima sobre o republicano Ken Cuccinelli.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página