Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Produtor de Hollywood foi agente secreto para Israel

DIOGO BERCITO DE JERUSALÉM

Nascido em Israel, o produtor de Hollywood Arnon Milchan, 68, confirmou anteontem, em entrevista à rede local Canal 2, que trabalhou por anos como um agente secreto a serviço do governo israelense entre os anos 1960 e 1980.

Conhecido por ter produzido filmes como "Uma Linda Mulher" e "Clube da Luta", Milchan admitiu ter sido recrutado pelo hoje presidente de Israel, Shimon Peres, para o Escritório de Relações Científicas (Lakam, na sigla em hebraico), um braço do serviço secreto de Israel, extinto em 1987.

Então um jovem empresário que administrava uma empresa de fertilizantes, Milchan tinha a função de negociar compras de armas e dar apoio material ao programa nuclear israelense, jamais reconhecido oficialmente.

"Sabe o que é ser uma criança de 20 e poucos anos e seu país deixar você ser um James Bond? A ação! Era algo excitante", disse Milchan durante o programa.

Depois de migrar para o mercado cinematográfico, Milchan disse ter abandonado "atividades físicas" como agente secreto para se dedicar ao trabalho nos EUA, mas afirmou ter usado seus contatos algumas vezes --como para dar apoio ao regime do apartheid na África do Sul, em troca de este ajudar Israel a obter urânio.

Dono da New Regency Films, Milchan já produziu mais de 120 filmes, em parceria com diretores como Martin Scorsese e Oliver Stone.

O produtor também teve relação próxima com o ator Robert De Niro, que aparece no programa do Canal 2 dizendo que ouvira falar sobre a ação de espião de Milchan, "mas não tinha certeza".

"Eu perguntei a ele uma vez, e ele me disse que era israelense e é claro que faria essas coisas para seu país."

As informações haviam sido mencionadas fazia dois anos numa biografia não autorizada. Segundo o produtor, ele não é a única figura de Hollywood ligada a tarefas clandestinas. "Às vezes as coisas se misturam", disse.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página