Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Síria

EUA se dispõem a destruir arsenal químico do ditador Bashar al-Assad

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS - Os Estados Unidos se dispuseram a destruir as armas químicas da Síria a bordo de um navio, informou a Opaq (Organização para a Proibição de Armas Químicas), que coordena a retirada e o desmantelamento do arsenal do ditador Bashar al-Assad.

Segundo o órgão, o país se ofereceu para realizar e financiar a operação, feita por hidrólise (decomposição de uma substância usando água).

Washington está avaliando algum porto do mar Mediterrâneo em que pudesse realizar a destruição. O carregamento sairia do porto sírio de Latakia e seria levado para uma embarcação americana --a destruição, portanto, não ocorreria em águas territoriais da Síria.

"Uma embarcação da Marinha está sendo modificada para receber operações e atividades de verificação, por parte da Opaq", diz um comunicado.

A oferta dos EUA de destruir as armas consideradas prioritárias chega depois que vários países rejeitaram eliminá-las. O restante dos produtos será eliminado posteriormente por empresas em incineradores.

VIOLÊNCIA

Um ataque aéreo do regime de Bashar al-Assad matou ao menos 20 pessoas ontem em Aleppo, na Síria, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos. Entre os mortos estão sete mulheres e uma criança.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página