Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Nova York legaliza a maconha medicinal

Governador do Estado, Andrew Cuomo anuncia programa-piloto em que apenas 20 hospitais ministrarão a droga

Legislação é uma das mais restritivas nos EUA, limitando doenças que poderão ser tratadas com a erva

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O governador de Nova York, Andrew Cuomo, anunciou ontem a autorização do uso da maconha para fins medicinais no Estado, como parte de um programa-piloto de legalização da droga.

Dessa forma, Nova York se torna o 21º Estado, além do Distrito de Colúmbia, a permitir o uso da cannabis.

"Vamos estabelecer um programa permitindo que até 20 hospitais prescrevam maconha medicinal para o tratamento de pacientes que sofrem de doenças graves", disse Cuomo por meio de sua conta no microblog Twitter.

O anúncio oficial foi feito por meio do discurso anual do governador, na capital do Estado, Albany (a 220 km de Nova York).

Segundo a fala do governador, a autorização para o uso da cannabis será dada apenas para auxiliar o tratamento de câncer, glaucoma, Aids, e outras doenças aprovadas pelo Departamento Estadual de Saúde, que não tenham cura ou causem risco de morte ou dores crônicas.

Não foi divulgada uma data exata para a implementação do projeto.

O programa-piloto será monitorado para avaliar a viabilidade do sistema, disse Andrew Cuomo.

"O programa de maconha medicinal vai permitir a pesquisa e avaliação científica sobre se a droga pode ser distribuída de maneira eficaz e controlada sem provocar o abuso", afirmou o governador em seu discurso.

Segundo o jornal "The New York Times", a medida demonstra uma mudança de visão do governador democrata, que sempre resistiu a fazer concessões à liberação do uso da droga.

FLEXIBILIZAÇÃO

O anúncio condiz com a crescente flexibilização da legislação sobre a maconha nos Estados Unidos, que foi, inclusive, legalizada para fins recreativos no Colorado --o Estado de Washington, no noroeste do país, também aprovou legislação similar, que deve entrar em vigor nos próximos meses.

O projeto de Nova York, porém, é mais restritivo do que os que já se encontram em vigor em outros Estados-- na Califórnia, a maconha pode ser receitada até para dores nas costas, por exemplo.

Teme-se, em parte pelo limite de 20 hospitais, que a atual legislação não permita que a droga chegue a todos os pacientes que querem e podem recebê-la.

Um projeto apresentado ao Legislativo estadual de Nova York por parlamentares democratas quer permitir que mais organizações possam manipular a maconha medicinal, fazendo com que ela chegue a mais pacientes.

Segundo o "New York Times", Cuomo deve apoiar o projeto.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página