Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Rodman canta parabéns para ditador norte-coreano

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Em viagem à Coreia do Norte, o ex-jogador americano de basquete Dennis Rodman comandou ontem o "Parabéns a Você" para o ditador Kim Jong-un diante de uma plateia na capital, Pyongyang, um dia após fazer declarações polêmicas sobre um prisioneiro coreano-americano.

Rodman, 52, liderou um grupo de ex-jogadores da NBA que participou de uma partida de exibição, como parte das celebrações do aniversário de Kim.

Segundo Simon Cockerell, guia turístico que assistiu ao jogo em Pyongyang, "[o Parabéns a Você'] começou de um jeito surreal, aí as pessoas aderiram e baixou um pouco, mas parecia bastante sincero da parte de Rodman". "O Parabéns a Você' foi inesperado, provavelmente não planejado(...) Kim Jong-un parecia sorrir, mas não parecia esperar", disse.

Cockerell ainda disse que a plateia aplaudiu Kim por seis minutos quando ele apareceu com sua mulher.

Não se sabe a verdadeira idade de Kim devido à pouca abertura do regime de Pyongyang, embora acredita-se que o ditador tenha completado 31 anos ontem.

Essa é a quarta viagem de Rodman a Pyongyang. Nas duas primeiras, ele jantou com seu amigo Kim.

Rodman diz que não pretende interferir na política norte-coreana, mas causou polêmica nos EUA ao insinuar em entrevista televisiva na terça-feira que o missionário coreano-americano Kenneth Bae, acusado de planejar derrubar o regime comunista, é culpado por estar preso na Coreia do Norte.

"Se você entender o que Kenneth Bae fez... Você entende o que ele fez neste país? Por que está prisioneiro neste país?", disse Rodman à CNN, recusando-se a explicar suas declarações.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página