Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Americanos querem Snowden como réu

Segundo pesquisa do instituto Pew, 56% disseram que delator de programa de espionagem deve ser processado

Metade das pessoas entrevistadas afirmou não ter ouvido 'nada' do anúncio de Obama para reformar vigilância

RAUL JUSTE LORES DE WASHINGTON

A maioria dos americanos quer que Edward Snowden responda a processo criminal pelas denúncias que o ex-analista da Agência Nacional de Segurança (NSA) fez em junho do ano passado.

Mas só uma minoria deu atenção ao anúncio de mudanças na espionagem feito pelo presidente dos EUA, Barack Obama, na última sexta-feira, diz pesquisa do instituto Pew, de Washington.

Dos americanos ouvidos, 56% disseram que o governo deve processar Snowden, contra 32% que acham que o governo deveria abandonar a ação. Há empate apenas entre quem tem entre 18 e 29 anos de idade (42%).

O anúncio das mudanças na maneira em que a espionagem é feita não teve muita atenção, segundo a pesquisa. Apenas 8% dos pesquisados dizem que ouviram "bastante" sobre as prometidas mudanças na vigilância de emails e telefonemas.

Não ouviram "absolutamente nada" 50%, enquanto 41% afirmaram que ouviram "só um pouco". O anúncio foi feito na sexta-feira (17), às vésperas do feriado do dia de Martin Luther King Jr. (20).

Além do desinteresse, o ceticismo é alto. Entre os que ouviram o anúncio de mudanças, 73% disseram que não fará diferença na defesa da privacidade e 79% acham que a luta contra o terrorismo não ficará mais difícil.

Mas a reprovação dos programas de vigilância da NSA aumentou de julho para cá. Só 40% aprovam agora, e 53% reprovam.

O público americano está dividido diante da pergunta sobre se os vazamentos de Snowden serviram ao interesse público ou não. Enquanto 45% concordam; 43% dizem que causou danos. O grupo que mais favorece a ideia de interesse publico é o entre 18 e 29 anos (57%); entre quem tem entre 50 e 64 anos, só 39% pensam assim.

No domingo, Mike Rogers, deputado da Comissão de Inteligência da Câmara, insinuou que Snowden foi ajudado pelos russos para vazar informações sobre espionagem.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página