Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Irã

Teerã fala em sanar questão nuclear, mas afirma ter novas centrífugas

DE TEERÃ - Um dia após o Irã se comprometer a resolver pendências com inspetores da ONU, o presidente Hasan Rowhani disse ontem que está determinado a pôr fim ao impasse nuclear. "O Irã está pronto para entrar em negociações sérias [com as potências] para alcançar um abrangente acordo final", afirmou Rowhani.

Ontem, porém, o chefe da agência nuclear do Irã, Ali Akbar Salehi, anunciou que o governo desenvolveu centrífugas 15 vezes mais rápidas que as atuais. Ele negou violação do acordo com as potências, que veta novas centrífugas.

O regime também anunciou testes com novos mísseis e afirmou que o programa de foguetes militares não estará aberto a debate nas próximas conversas com as potências.

Anúncios com tom de endurecimento são comuns durante o aniversário da Revolução Islâmica, que completa hoje 35 anos.

O Irã diz não querer a bomba atômica e alega que tratados internacionais lhe garantem o direito de enriquecer urânio para fins pacíficos. Conversas diplomáticas ocorrem em paralelo às discussões técnicas, sob responsabilidade da AIEA, a agência nuclear da ONU.

No domingo, o Irã concordou com medidas exigidas pela AIEA. Teerã aceitou, entre outros compromissos, explicar por que recorreu a um detonador geralmente usado em testes com bomba atômica.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página