Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Forte nevasca paralisa nordeste dos EUA

Mau tempo leva ao cancelamento de cerca de 6.700 voos; Nova York e Nova Jersey declaram estado de emergência

Ao menos 16 pessoas já morreram nesta semana por causa das tempestades de neve que atingem o país

ISABEL FLECK DE NOVA YORK

A forte nevasca que já prejudicava o sudeste dos Estados Unidos nos últimos dois dias se estendeu ontem para a região nordeste, levando alguns Estados, como Nova York e Nova Jersey, a declararem estado de emergência.

Segundo a CNN, ao menos 16 pessoas morreram por conta das tempestades de neve em todo o país nesta semana.

O mau tempo levou ao cancelamento de cerca de 6.700 voos nos EUA ontem. Mais de 5.500 estavam atrasados até a conclusão desta edição.

Em Washington, os órgãos federais e as escolas não funcionaram. Em Nova York, as aulas nas escolas públicas não chegaram a ser canceladas, mas várias empresas liberaram seus funcionários do dia de trabalho.

A decisão de não fechar as escolas foi criticada por pais e professores. "Fazer com que estudantes, pais e as equipes das escolas tenham que se deslocar nessas condições é despropositado. Manter as escolas abertas foi um erro", disse Michael Mulgrew, presidente da Federação Unida de Professores.

A nevasca atingiu Nova York com força no começo da manhã e seguiu até por volta das 11h. No Central Park, a visibilidade não era de mais de 400 metros, segundo o Serviço Nacional de Meteorologia, e a neve ficou acumulada em mais de 30 centímetros.

Segundo o governador de Nova York, Andrew Cuomo, a limpeza das ruas estava sendo difícil pelas características da tempestade.

"Foi uma tempestade que trouxe grandes efeitos, de nevasca e gelo a temperaturas severas, incluindo fortes ventos e granizo", disse Joey Picca, do Serviço Nacional de Meteorologia.

Em um dos acidentes ocorridos durante a nevasca, uma mulher grávida de 36 anos morreu após ser atropelada por uma das escavadeiras que fazia a limpeza das ruas no Brooklyn.

Na Pensilvânia, um trem com carregamento de petróleo descarrilou por conta do mau tempo. O acidente não deixou vítimas, mas causou o derramamento de pelo menos 3.000 galões do líquido.

SUDESTE

Anteontem, o presidente Barack Obama havia decretado estado de emergência em 45 condados de Geórgia e da Carolina do Sul, permitindo que os serviços federais iniciassem suas operações de emergência.

Nesta região, cerca de 730.000 pessoas ficaram sem energia ontem. As estradas registraram longos congestionamentos nos últimos dois dias. Muitos motoristas decidiram simplesmente abandonar os carros no meio do engarrafamento, o que agravou ainda mais a situação.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página