Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

EUA liberam bancos para operar com empresários de drogas legais

Empresas que vendiam maconha legal tinham que usar dinheiro

ISABEL FLECK DE NOVA YORK

O governo dos EUA autorizou ontem que os bancos possam fazer transações com empresários que vendem maconha legalmente em Estados onde a legislação local permite o comércio para uso medicinal ou recreativo.

Até agora, os bancos não negociavam com companhias do setor temendo ser enquadrados em crimes como lavagem de dinheiro ou envolvimento com transações consideradas ilícitas pelo governo federal.

A decisão conjunta dos departamentos de Justiça e do Tesouro permitirá que as instituições operem com essas empresas sob a condição de conhecerem a legitimidade de seus clientes.

Eles ainda serão obrigados a reportar às autoridades federais qualquer sinal de atividade criminosa no ramo.

O impedimento federal fazia com que os empresários da maconha tivessem que fazer todas as transações legais apenas em dinheiro, gerando não só transtornos logísticos como um alto grau de insegurança.

Com a legalização da venda para uso recreativo no Colorado, em janeiro, a situação ficara ainda mais complicada para quem opera no setor.

Para a diretora de monitoramento de crimes financeiros no Departamento do Tesouro, Jennifer Shasky, a mudança "tira das sombras" as operações com a maconha legal.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página