Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Grupo islâmico mata 59 estudantes na Nigéria

Alunos de internato foram mortos a tiros ou queimados por militantes do Boko Haram

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Homens armados do grupo islamita Boko Haram mataram a tiros, degolaram ou queimaram até a morte 59 jovens de internato no nordeste da Nigéria durante a noite, informaram ontem autoridades médicas e de segurança.

"Alguns dos corpos dos estudantes foram reduzidos a cinzas", disse o comissário de polícia Sanusi Rufai ao falar sobre o ataque ao colégio federal Buni Yadi, escola localizada perto da capital do Estado de Yobe, Damaturu.

Bala Ajiya, uma funcionária do Hospital de Especialidades Damaturu, disse à Reuters por telefone que o total de mortos, inicialmente estimado em 29, subiu para 59, todos adolescentes ou jovens.

Rufai disse que todos os mortos eram meninos e os 24 prédios da escola, incluindo os locais de funcionários, foram totalmente queimados.

O presidente do país, Goodluck Jonathan, chamou o ataque de "insensível" e "assassinato sem sentido por terroristas dementes e fanáticos, que claramente perderam toda a moralidade humana e desceram à bestialidade".

Os islamitas --cuja luta pela formação de um Estado islâmico no norte da Nigéria já matou milhares de pessoas e se tornou a maior ameaça de segurança no principal produtor de petróleo da África--têm vitimado cada vez mais a população civil.

O Boko Haram, cujo nome significa "a educação ocidental é pecaminosa" na língua hausa utilizada no norte nigeriano, tem um histórico de atentados a escolas. Um ataque similar na vila de Mamundo, em junho passado, deixou 22 estudantes mortos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página