Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Cresce poder do governo turco sobre Judiciário

Aumenta a influência do Ministério da Justiça em conselho que nomeia magistrados

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O presidente turco, Abdullah Gül, promulgou uma polêmica lei que reforça o controle do governo islamita-conservador sobre o Judiciário.

A nova legislação entra em vigor em um momento de tensão entre a Justiça e o governo, o qual foi alvo de um grande escândalo depois que uma investigação revelou casos de corrupção envolvendo pessoas próximas ao premiê Recep Tayyip Erdogan.

Anteontem, o próprio Erdogan foi o alvo da polêmica por causa de um arquivo de áudio que circulou na internet, no qual supostamente ele alerta seu filho para que esconda € 30 milhões.

O Ministério da Justiça terá, a partir de agora, mais influência no Alto Conselho de Juízes e Promotores (HSYK), organismo independente que decide a nomeação dos magistrados. Segundo o jornal "Hurriyet", cerca de mil pessoas não eleitas que compõem o órgão serão demitidas, e os novos nomes serão apontados pelo ministério.

A lei aprovada foi modificada por Gül, que retirou artigos que davam ainda mais poderes ao ministro, como destituir juízes e promotores.

A legislação ainda deve ser ratificada pelo Tribunal Constitucional.

A reforma revoltou a oposição e rendeu ao país advertências da União Europeia (à qual a Turquia espera aderir) e dos Estados Unidos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página