Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Alvo de punição treinava judô com líder russo

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O empresário bilionário Arkady Rotenberg, que treinava judô com o presidente russo, Vladimir Putin, é um dos 20 nomes listados ontem pelo governo americano.

Rotenberg, amigo de infância de Putin, enriqueceu durante seu governo, em grande parte por seu posto à frente da empresa produtora de vodca Rosspirtprom, para o qual foi indicado pelo presidente.

Ainda hoje, a amizade rende frutos para Rotenberg, cujas empresas receberam mais de US$ 7 bilhões em contratos da Olimpíada de Inverno de Sochi, segundo a agência Bloomberg.

Além do judô, os dois também costumavam jogar hóquei muito antes de o empresário entrar para a lista da revista Forbes em 2011 com uma fortuna estimada em mais de US$ 1 bilhão --depois de Sochi, a quantia triplicou.

Boris, irmão de Arkady, também foi um dos selecionados pelos EUA. Os dois tiveram seus bens congelados e não poderão entrar no país.

O chefe de gabinete russo, Sergei Ivanov, é outra amizade antiga de Putin, já que os dois entraram juntos na KGB, agência de inteligência russa, em 1975. Já Vladimir Yakunin, presidente da empresa ferroviária russa, é confidente do presidente desde que se conheceram em São Petersburgo, pouco antes do fim da União Soviética.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página