Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Caça sírio é abatido após entrar na Turquia

Regime de Assad disse considerar 'agressão'

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Caças da Turquia derrubaram ontem um jato militar da Síria, depois que a aeronave entrou em território turco, disse o governo do país.

Segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos, o piloto conseguiu se ejetar e desceu de paraquedas, mas seu paradeiro é desconhecido. O regime do ditador Bashar al-Assad chamou a derrubada de "agressão".

"Se você violar meu espaço aéreo, nosso golpe de volta será forte", disse o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, em discurso. Erdogan elogiou as Forças Armadas por sua "rápida resposta".

Dois aviões do Exército sírio entraram em espaço aéreo do sul da Turquia, mas um deles retornou ao país de origem depois de o piloto ser alertado pela Força Aérea turca que seria alvejado caso continuasse, diz nota publicada pelo Exército turco.

Quando o segundo avião ignorou um total de quatro avisos e adentrou um quilômetro e meio na Turquia, foi derrubado por um caça F-16 sobre a província de Hatay, onde vivem mais de 200 mil refugiados sírios.

O ministério das Relações Exteriores da Síria emitiu um comunicado condenando a ação turca. "O governo da Turquia há de parar com violência", afirmava o ofício, que aconselhava o país vizinho a "não arrastar o Exército turco para uma aventura".

A agência de notícias síria Sana afirmou que a aeronave foi abatida enquanto caçava "gangues terroristas" no território do próprio país.

CONFLITO NO LÍBANO

Durante o fim de semana, a capital do Líbano, Beirute, foi palco de conflitos entre apoiadores do ditador al-Assad e grupos contrários ao regime sírio. Uma pessoa foi morta e ao menos 13 se feriram na troca de tiros. O Exército enviou tropas à cidade.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página