Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Terremoto de 8,2 no Chile deixa pelo menos cinco mortos

Tremor com epicentro a 99 km do litoral obriga pessoas a deixarem as principais cidades da costa norte chilena

Abalo também é sentido no Equador e no Peru; não havia estimativa de prejuízos no país até a conclusão desta edição

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Um terremoto de magnitude 8,2 atingiu a costa norte do Chile ontem à noite -disparando alertas de tsunami para todo o litoral do país e até a América Central-, matou ao menos cinco pessoas e obrigou moradores a fugir das principais cidades da região.

O número de mortos, que pode crescer, foi divulgado à 1h de hoje pelo ministro do Interior, Rodrigo Peñailillo -quatro homens e uma mulher, todos no norte. As mortes teriam sido causadas por infarto e esmagamento. Até a conclusão desta edição, não havia estimativa de prejuízos.

Pelo menos 17 tremores secundários também foram reportados ontem, o mais intenso deles de magnitude 6,2.

Segundo o US Geological Survey (centro de pesquisa em terremotos dos EUA), o tremor ocorreu cerca de 20 km abaixo do solo marinho, com epicentro 99 km a noroeste do porto de Iquique, perto da divisa com o Peru.

A Marinha do Chile afirmou na noite de ontem que ondas de cerca de 2 m de altura já haviam atingido áreas no norte do país, mas não deu detalhes dos danos causados.

Cidades costeiras do norte chileno foram esvaziadas. Os alarmes soaram no Equador e no sul peruano, onde o tremor foi sentido com força.

Segundo o serviço de emergência chileno, deslizamentos de terra causados pelo evento bloquearam estradas. "Pedimos aos cidadãos de todo o país que deixem 100% das áreas costeiras", disse a repórteres o subsecretário do Interior, Mahmud Aleuy.

A mídia local relatou falta de energia e congestionamentos em algumas estradas à medida que pessoas tentavam fugir para zonas mais seguras, em meio à chegada das primeiras ondas a Iquique.

As empresas mineradoras de Iquique, que é um importante polo exportador de cobre, não registraram feridos nem danos a suas operações.

Conforme o Centro de Alerta para Tsunamis do Pacífico, um tremor dessa magnitude pode "gerar um tsunami destrutivo, capaz de devastar a costa perto do epicentro em minutos e litorais mais distantes em questão de horas",

Em 2010, tremor de 8,8 no Chile deflagrou um tsunami que matou cerca de 500 pessoas e destruiu 220 mil casas.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página