Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Justiça da Índia aceita transgênero como 3º sexo

Classificação vai passar a constar, ao lado de 'masculino' e 'feminino'

Transgêneros indianos agora vão ter cotas no funcionalismo público e também nas escolas e nas universidades

DA REUTERS, EM NOVA DÉLI

A Suprema Corte da Índia reconheceu ontem os transgêneros como um terceiro sexo e, em um julgamento histórico elogiado por grupos de defesa dos direitos humanos, conclamou o governo a garantir que essas pessoas recebam tratamento igual.

Existem centenas de milhares de transgêneros na Índia, que, por não serem legalmente reconhecidos, sofrem ostracismo, discriminação, abusos e muitas vezes são forçados à prostituição.

Uma pessoa é transgênero quando não se identifica com o sexo declarado em sua certidão de nascimento.

"O reconhecimento dos transgêneros como um terceiro sexo não é uma questão social ou médica, mas uma questão de direitos humanos", disse o painel de dois juízes da Corte Suprema indiana, em seu veredicto.

A decisão judicial --que surgiu como resultado de uma petição apresentada por um grupo de transgêneros que exigiam direitos iguais-- reconhece a comunidade como um grupo marginalizado e instrui as autoridades a implementarem políticas que melhorem sua situação socioeconômica.

Os advogados dos solicitantes disseram que isso significaria que todos os documentos de identidade, entre os quais certidão de nascimento, passaporte e carteira de habilitação, reconheceriam o sexo, além do masculino e feminino.

O governo também terá de alocar certa porcentagem dos empregos públicos e vagas em escolas e universidades para candidatos do terceiro sexo, disse o advogado Sanjeev Bhatnagar.

Em dezembro passado, a Corte Suprema indiana foi criticada severamente por reimpor a proibição ao sexo gay, depois de quatro anos em que ele havia deixado de ser considerado crime.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página