Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Quem se manteve parado ficou preso, diz sobrevivente

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Passageiros resgatados do Sewol, navio que naufragou na manhã de ontem (horário local) na Coreia do Sul, relatavam momentos de desespero à imprensa.

Kim Sung-Mook disse ao canal de TV YTN que estava tomando café da manhã no salão do navio quando ouviu um estrondo e sentiu que a embarcação havia inclinado. "No início, pensamos que era por causa da maré."

Naquele momento, a tripulação pediu aos passageiros que ficassem sentados e que qualquer movimentação poderia ser perigosa. "Todos permaneceram onde estavam. Mas, quando a água começou a entrar no salão, as pessoas fugiram para lugares mais altos".

Segundo ele, em nenhum momento foi dada pelos tripulantes orientações para uma operação de retirada.

"Nós tínhamos tempo. Se as pessoas tivessem pulado na água elas poderiam ter sido salvas. Mas nos falaram para não sair", disse Koo Bon-hee, 36, que fazia uma viagem de negócios.

Imagens de TVs mostravam pessoas escalando a lateral do Sewol, já parcialmente submerso, tentando chegar às equipes de resgate.

Kim foi resgatado por um helicóptero. Ele disse que, quando finalmente saiu do navio, ao menos 30 pessoas que estavam com ele no salão ainda ficaram esperando por ajuda. Pouco depois, a embarcação submergiu quase totalmente. "A não ser que quebrassem uma janela, acho que é quase impossível que tenham conseguido escapar", disse Kim.

"A tripulação disse para permanecermos onde estávamos...Mas as pessoas que ficaram paradas ficaram presas", disse Cha Eun-ok, passageiro que estava no deque tirando fotografias no momento do acidente.

O estudante Lim Hyumng Min disse à TV que viu diversos de seus colegas caírem e se machucarem quando o navio começou a inclinar. "Todos nós nos desequilibramos e começamos a cair uns em cima dos outros."

Lim disse que permaneceu onde estava até que as equipes de ajuda chegassem e jogassem a ele um colete salva-vidas. Depois, o resgate pediu que Lim e seus colegas saltassem na água, que ele descreveu como "insuportavelmente fria".

"Eu ficava pensando que só queria sobreviver."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página