Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Mercado em cima da hora

Siemens entra na disputa com a General Electric pela Alstom

DE SÃO PAULO - A alemã Siemens entrou na disputa pelos ativos de energia da Alstom depois de o governo da França incentivar uma contraproposta à oferta da norte-americana GE (General Electric).

Em carta à Alstom, a Siemens ofereceu sua divisão de fabricação de trens em troca da unidade de equipamentos de energia, num negócio que criaria dois gigantes europeus.

A GE propusera US$ 13 bilhões pelos ativos de energia da empresa francesa. Com a confirmação do interesse da Siemens, o ministro das Finanças da França, Arnaud Montebourg, cancelou reunião que teria ontem com o presidente-executivo da GE, Jeff Immelt.

Embora a Alstom seja privada, a investida dos norte-americanos desagrada ao governo francês, dada a influência que exerce sobre ela --a maior parte das encomendas à companhia é feita pelo Estado.

A Alstom deve se pronunciar sobre as ofertas até quarta.

No Brasil, a Alstom teve seu nome associado a investigações por formação de cartel em licitações do Metrô e da CPTM e sobre o pagamento de propina para fornecer equipamentos de energia em São Paulo.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página