Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Afeganistão confirma mais de 2.100 mortos em deslizamento

Não há mais esperança de encontrar sobreviventes, diz governo

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Autoridades afegãs anunciaram ontem terem perdido as esperanças de encontrar sobreviventes em um deslizamento de terra ocorrido no nordeste do país, confirmando mais de 2.100 mortos na tragédia. Outras 4.000 pessoas ficaram desabrigadas.

"Criamos uma comissão para identificar as vítimas e prestar atendimento às suas famílias", detalhou Shah Wali Adeeb, governador da província de Badakhshan, onde ocorreu o desastre.

Ele ainda informou que as equipes de resgate "recuperaram mais de 300 corpos, mas ainda restam muitos sob quilos de lama e pedra".

Adeeb afirmou que um dos problemas para identificar as vítimas do sexo feminino é que, "na cultura afegã, as famílias não registram o nome das mulheres. Por isso, sabemos o sobrenome, mas não o nome de muitas".

O governador relatou que dois helicópteros foram enviados de Cabul para colaborar nos trabalhos de resgate, "que até agora não tiveram muito sucesso, pois os equipamentos de que dispomos não servem neste caso". "Algumas casas estão a 30 metros de profundidade", disse.

Dois deslizamentos sucessivos, com intervalo de cerca de uma hora, atingiram anteontem a vila de Aab Bareek.

Autoridades locais informaram que o desmoronamento ocorreu por volta de meio-dia (4h30 de Brasília), no distrito de Argo. Entre 350 e 400 casas foram destruídas, e aproximadamente 700 famílias foram retiradas de áreas de risco.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página