Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Partidos de extrema direita na Europa anunciam aliança

Legendas prometem trabalhar juntas contra a União Europeia

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Grande vencedora da eleição parlamentar europeia na França, a Frente Nacional, de Marine Le Pen, fechou um acordo com quatro outros partidos eurocéticos --contrários à política de integração do continente-- nesta quarta-feira (28).

A legenda se juntou ao holandês Partido da Liberdade, à Liga Norte italiana, ao Partido da Liberdade da Áustria e ao belga Vlaams Belang.

Todos caracterizam-se por defender uma ideologia de extrema direita e pelas atitudes contrárias à moeda única e à imigração.

Contudo, para formar uma coalizão formal no Parlamento, é preciso ter a adesão de eurodeputados de ao menos sete países. Le Pen, confiante, descartou quaisquer dúvidas de que seja capaz de encontrar mais aliados.

"Essas eleições foram para nós um grande sucesso. Tentaram nos dividir, mas não conseguiram. Nossa unidade e nossa maturidade prevaleceram. Vamos procurar evitar qualquer novo progresso da UE, bloquearemos todas as tentativas de aumentar a integração europeia", declarou Le Pen durante entrevista em Bruxelas.

Juntos, os cinco partidos terão 38 representantes no Congresso, de um total de 751. A nova legislatura será dominada pelos conservadores do Partido Popular Europeu (214) e pelos socialistas (191).

O resultado do pleito do final de semana mostrou aumento no apoio a partidos eurocéticos na direita e na esquerda. Eleitores expressaram seu descontentamento com a crise econômica.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página