Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Ataque mata pelo menos 21 no Paquistão

Homens armados com granadas a pistolas automáticas invadiram terminal do aeroporto internacional de Karachi

Nenhum grupo reivindicou a autoria do ataque, mas as suspeitas recaíram sobre o Taleban

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O aeroporto internacional de Karachi, o maior do Paquistão, foi atacado na noite deste domingo (8) por homens armados, que mataram pelo menos 11 pessoas.

O atentado seguiu-se de um tiroteio que avançou pela madrugada entre a polícia, apoiada por militares paquistaneses, e os dez atiradores, equipados com armas automáticas e granadas. Após cerca de cinco horas, o Exército afirmou que todos os terroristas tinham sido mortos e que o aeroporto havia sido completamente retomado.

O terminal atingido abrange áreas Vip e de transporte de cargas, acessos pouco usados em voos comerciais.

Nenhum grupo reivindicou a autoria do ataque imediatamente, mas as suspeitas recaíram sobre o braço paquistanês do movimento radical islâmico Taleban ou uma de suas dissidências.

O governo paquistanês tem tentado promover um cessar-fogo com os militantes por meio de negociações de paz nos últimos meses, mas com poucos resultados até agora.

O fracasso das negociações, conduzidas pelo primeiro ministro Nawaz Sharif, gerou temores de uma nova onda de atentados pelo país, com foco em Karachi.

A polícia não informou se a intenção original dos atiradores era atacar o aeroporto ou se apenas iniciaram a ação após terem sido parados pelas forças de segurança a caminho de outro alvo.

Entre as vítimas havia membros da equipe de segurança e funcionários da estatal Pakistan International Airlines, segundo um porta-voz da companhia, que relatou também que outros funcionários tiveram ferimentos.

O número exato de atiradores não foi divulgado. Três foram mortos e outros quatro estariam vivos, segundo informações não oficiais.

Maior cidade do Paquistão e importante destino para a economia do país, Karachi já foi alvo frequente de ataques terroristas.

Em maio de 2011, seis homens armados do Taleban atacaram uma base naval para vingar a morte de Osama bin Laden em uma batalha que durou quase 20 horas, deixando mais de dez soldados mortos.

Na época, o incidente lançou dúvidas sobre a capacidade dos militares do país de proteger suas bases.

Também neste domingo, em um outro episódio, um atentado suicida matou mais de 20 peregrinos xiitas no sudoeste do país.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página