Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

'Cadeados do amor' fazem grade de ponte em Paris cair

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O amor fez um pedaço de uma ponte em Paris desabar. Na tarde de domingo (8), a Pont des Arts foi interditada por algumas horas devido à queda da grade de metal onde turistas colocam os chamados "cadeados do amor".

Segundo a polícia parisiense, ninguém ficou ferido no incidente, e duas grades de metal da ponte tiveram de ser provisoriamente substituídas por painéis de madeira.

Erigida sobre o rio Sena no centro da capital francesa, a Pont des Arts oferece vista para a Île de la Cité, ilha no coração de Paris onde fica a catedral de Notre Dame, entre outros pontos turísticos.

Os cadeados começaram a ser colocados há cerca de cinco anos em pontes de Paris e de outras cidades da Europa por casais que querem simbolizar seu amor duradouro --muitas vezes, eles têm os nomes dos apaixonados inscritos, e as chaves dos cadeados são arremessadas ao rio.

As autoridades parisienses, no entanto, recebem muitas reclamações de moradores que pedem a proibição da prática por razões estéticas, já que as grades de muitas das pontes da cidade desapareceram em meio às centenas de "cadeados do amor".

Apesar de constantemente substituir grades e painéis que ficam tortos por causa do peso dos cadeados, a Prefeitura de Paris vinha relutando em adotar medidas mais duras, por medo de prejudicar a indústria turística e a reputação romântica da cidade.

Mas a queda da grade na Pont des Arts pode resultar na adoção de algum tipo de restrição. Nesta segunda (9), o vice-prefeito de Paris para a área cultural, Bruno Julliard, escreveu no Twitter que o caso "confirma que encontrar alternativas a esses cadeados é uma necessidade real".

Em maio, a prefeita de Paris, a socialista Anne Hidalgo, que está há dois meses no cargo, já convidara os cidadãos a debater "o fenômeno dos cadeados do amor" e a sugerir outros lugares em que eles poderiam ser colocados.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página