Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Parlamento de Israel elege novo presidente

Israelense fez carreira no Parlamento e é rival do atual premiê, ainda que os dois estejam no mesmo partido político

DE JERUSALÉM

O Parlamento israelense elegeu nesta terça-feira (10) Reuven Rivlin como sucessor do presidente Shimon Peres, cujo mandato expira em julho que vem.

Rivlin (Likud) será o décimo presidente de Israel, um cargo cerimonial cuja existência chegou a ser questionada no país. A política israelense é, na prática, liderada pelo premiê, atualmente Binyamin Netanyahu.

Peres é visto como um líder internacional, desvinculado das disputas internas, e como tal teve grande prestígio fora do país. Nesta semana, ele rezou com o papa Francisco e o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, no Vaticano.

O pleito começou na manhã, com a primeira rodada de votos secretos dos parlamentares. Rivlin foi ao segundo turno com 44 dos 117 votos válidos e venceu na etapa seguinte, com 63 votos.

Não havia, no início da disputa, um líder claro para o posto. Nenhum foi apoiado pela coalizão ou pela oposição, e nenhum apresentava um perfil semelhante ao do carismático Peres.

Rivlin é considerado no país como tendo abordagem conservadora em relação às negociações de paz com palestinos. Ele também deverá se opor a Netanyahu, do qual é rival político no Likud.

Nascido em uma importante família de Jerusalém, em 1939, Rivlin é formado em direito e deteve a pasta de Comunicações no governo Ariel Sharon. Mas fez fama como veterano do Parlamento, onde esteve por 20 anos. (DB)

Leia análise do colunista Clóvis Rossi sobre Rivlin
folha.com/no1468064


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página