Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

ilustrada em cima da hora

Morre aos 88 nos EUA o cantor de jazz 'Little' Jimmy Scott

Carreira do músico dos anos 1940 ganhou destaque após ele participar de 'Twin Peaks'

DE SÃO PAULO

O cantor de jazz Jimmy Scott morreu nesta quinta (12), aos 88 anos, em sua casa em Las Vegas, enquanto dormia.

Ele era conhecido como "Little" Jimmy Scott, devido a sua pequena estatura, e considerado pelos críticos musicais como o "pai do falsete" no soul e no jazz.

Sua voz não mudou na adolescência devido à síndrome de Kallmann, uma condição genética rara que impede a chegada da puberdade.

Iniciou a carreira na década de 1940, quando compôs a canção "Everybody's Somebody's Fool". Porém, seu nome nem sequer entrou na gravação, e o líder de sua banda, Lionel Hampton, acabou levando o crédito pela música.

Mesmo assim, o cantor ganhou certo destaque na década de 1950, caindo no esquecimento nos anos seguintes.

Em 1991, ressurgiu com uma participação especial na série de TV "Twin Peaks", criada pelo cineasta David Lynch. Scott cantou a música "Sycamore Trees" no episódio final.

No ano seguinte, ele participou do álbum "Magic and Loss", de Lou Reed, lançou o disco "All The Way" --que recebeu uma indicação ao Grammy-- e cantou em um dos bailes inaugurais do mandato do presidente americano Bill Clinton, em 1993.

Jimmy Scott estava trabalhando em um novo álbum desde 2012, cujo título seria "I Remember You". Em 2000, o jornal "New York Times" chamou o músico de "o cantor americano mais injustamente ignorado do século".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página