Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Rússia e Ucrânia não fecham acordo sobre fornecimento de gás

Moscou diz que interromperá fornecimento se Kiev não pagar dívida de US$ 1,95 bilhão

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A Rússia afirmou que cortaria o gás fornecido à Ucrânia nesta segunda-feira (16), às 3h de Brasília, se o governo de Kiev não pagar a dívida de US$ 1,95 bilhão até este horário, declarou o porta-voz da estatal Gazprom ao fim de negociações na capital ucraniana.

"Não chegamos a um acordo e é pouco provável que nos reunamos novamente. Já estamos no avião" para voltar a Moscou, disse Serguei Kuprianov à agência de notícias AFP por telefone.

Esta última tentativa de negociação para evitar o corte no abastecimento de gás, muito temido na Europa, terminou sem resultados neste domingo (15), a algumas horas do fim do ultimato lançado por Moscou a Kiev.

Além de exigir o pagamento da dívida, a Rússia afirma que instituirá um sistema de pagamento adiantado para o fornecimento.

Um eventual corte afetaria a União Europeia. Ela depende em 30% do gás russo, e parte do produto passa pela Ucrânia.

No sábado (14), os dois lados já haviam se reunido em Kiev, com o comissário europeu de Energia, Guenther Oettinger, mas nenhum resultado foi anunciado.

Ucrânia e Rússia também discordam sobre quanto Kiev deve pagar pelo fornecimento de gás. A disputa faz parte da ampla tensão depois da anexação da península ucraniana da Crimeia à Rússia, em março.

MORTES

A última tentativa de negociação aconteceu em um dia de luto para a Ucrânia. Neste sábado (14), 49 soldados morreram em um ataque contra um avião militar em Lugansk, no leste do país.

Na ocasião, o presidente ucraniano Petro Poroshenko afirmou, em comunicado à imprensa, que "a Ucrânia precisa de paz. No entanto, os terroristas vão receber a resposta adequada."

Segundo rebeldes pró-russos, cerca de cem pessoas, milicianos e civis, morreram entre sábado e domingo, nos combates na cidade de Schastie, também na região ucraniana de Lugansk.

Uma ampla área da região, inclusive a capital Lugansk, se transformou nas últimas semanas em cenário dos combates mais intensos entre os dois lados.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página