Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Falha causa apagão em Caracas e pelo menos oito Estados

Discurso de Nicolás Maduro foi interrompido na TV, e presidente prometeu investigar o problema elétrico

Falta de semáforos e metrô complica trânsito na capital; em crise econômica, país sofre com cortes de energia

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Um apagão na Venezuela atingiu pelo menos oito Estados e o Distrito de Caracas nesta sexta-feira (27).

O problema teve origem na estação de La Arenosa, no Estado de Carabobo, o que desarmou outras unidades de geração do país, deixando sem energia o centro e o oeste da Venezuela, segundo o ministro da Energia Jesse Chacón.

Jornais locais reportaram falha na linha de energia San Gerónimo-La Arenosa, no Estado de Guárico, por volta das 15h (16h30 em Brasília).

Segundo a Efe, Chacón explicou que o problema em La Arenosa ocorreu enquanto eram realizados trabalhos de reparação para recuperar uma linha em Maturín, que havia sido afetada pela queda de torres devido a um temporal.

Segundo o jornal local "El Universal" foram pelo menos 15 Estados atingidos pelo corte de luz.

A segunda maior cidade do país, Maracaibo, e o centro industrial de Valencia também foram atingidos.

"Estamos começando a recuperar, a partir de Caracas, os sistemas que estão ali e que têm facilidade de arranque para recuperar a tensão e ir recuperando o resto do país", disse Chacón.

Até a conclusão desta edição, o serviço havia sido restaurado totalmente ou parcialmente em pelo menos cinco Estados e na capital.

O apagão interrompeu a transmissão pela TV de um discurso do presidente Nicolás Maduro. "Parece que há alguns problemas, vamos investigar os problemas elétricos em algumas partes do país", disse o presidente.

As linhas do metrô de Caracas foram afetadas, provocando congestionamento e caos na capital, devido também ao apagão de semáforos.

"Como é que eu vou chegar a minha casa?", perguntou Pedro Mayora, 58, um contador que estava esperava do lado de fora do metrô.

Trabalhadores se reuniram em grupos do lado de fora de edifícios esvaziados, alguns queixando-se de dificuldade em se comunicar já que as linhas de telefonia celular estavam congestionadas.

Segundo o presidente do metrô, Haimán El Troudi, três trens tiveram que ser esvaziados pelos bombeiros.

Troudi disse que as operações seriam normalizadas quando a companhia de energia estatal autorizasse.

Num contexto de crise econômica e manifestações contra o governo de Maduro, a Venezuela tem sofrido com cortes constantes na energia, atribuídos a baixa tarifa de eletricidade e pouco investimento no setor após sua nacionalização em 2007.

Em dezembro, um apagão chegou a atingir 20 dos 23 Estados do país e foi atribuído pelo presidente a "sabotadores" ligados à oposição.

O governo da Venezuela anunciou um plano de aumento das tarifas de energia elétrica no país, que será aplicado a partir de julho.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página