Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Ucrânia acusa Rússia de invadir seu espaço aéreo

Segundo Kiev, as violações do vizinho têm ocorrido de forma sistemática

Parlamento ucraniano aprova esboço de nova regulação do setor de gás, em reação a corte de fornecimento russo

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A Ucrânia protestou nesta sexta-feira (4) contra a Rússia por "graves violações sistemáticas" de seu espaço aéreo. Kiev disse que três helicópteros caracterizados com as cores das Forças Armadas russas invadiram o espaço aéreo ucraniano por diversas vezes na quinta-feira (3).

Em comunicado divulgado em seu site, o Ministério de Relações Exteriores do país explicou que "enviou uma nota ao lado russo protestando contra a grave violação sistemática do espaço aéreo ucraniano pelos russos".

GÁS

O Parlamento ucraniano aprovou de forma preliminar um esboço de uma nova regulação para o setor de energia. As novas regras permitem ao governo exercer um maior controle sobre o setor.

Também autorizam que empresas europeias e americanas participem de operações. A mudança ocorre depois que a Rússia cortou o fornecimento do gás natural para a Ucrânia em 16 de junho.

O primeiro-ministro, Arseni Yatseniuk, pediu também ao Parlamento que autorize o governo a declarar o estado de emergência no setor de energia. A estatal Naftogaz disse que as novas leis permitiriam ao país sobreviver ao inverno sem precisar do gás do vizinho. O projeto deve voltar a ser discutido no Parlamento para ser aprovado em definitivo até agosto.

Também nesta sexta, o presidente ucraniano, Petro Poroshenko, propôs uma nova rodada de negociações sobre a crise ucraniana. Ele defendeu uma reunião neste sábado (5) entre as partes.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página