Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Londres investiga sumiço de dossiê sobre pedofilia

Suspeita é de que tenha havido tentativa de acobertar acusações a parlamentares

LEANDRO COLON DE LONDRES

O governo britânico anunciou nesta segunda-feira (7) a abertura de uma investigação sobre crimes sexuais cometidos por políticos contra crianças nos anos 1980.

A decisão foi anunciada ao Parlamento pela ministra do Interior, Theresa May, para estancar a crise deflagrada após a revelação, no sábado (5), do sumiço de 114 arquivos ligados ao assunto.

O caso tomou as capas dos jornais britânicos diante da suspeita de conspiração para acobertar casos de pedofilia envolvendo deputados.

No material que desapareceu estariam detalhes de um dossiê entregue ao Ministério do Interior britânico de 1983 e 1984 contra políticos.

A polêmica começou no fim de 2012, quando o deputado trabalhista (oposição) Tom Watson denunciou casos de pedofilia envolvendo parlamentares nos anos 1980 e cobrou uma resposta do governo do conservador David Cameron. No ano seguinte, milhares de documentos foram investigados, mas a conclusão ficou sob sigilo.

Na semana passada, sob cobrança, o secretário do Interior, Mark Sedwill, admitiu que os papeis foram destruídos ou sumiram.

PROVIDÊNCIAS

Em entrevista à rede BBC, o ex-ministro conservador Norman Tebbit afirmou "ser muito possível que tenha havido acobertamento".

Sob pressão, a ministra May foi ao Parlamento dizer que haverá um inquérito sobre o que foi feito com o dossiê, com um prazo de conclusão de dez semanas; e que um outro inquérito, mais abrangente, tratará da atuação do Estado para proteger crianças de possíveis abusos.

Esta investigação só deve terminar somente no ano que vem, após as eleições gerais marcadas para a maio.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página