Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Começa julgamento de opositor venezuelano

Leopoldo López é acusado de incitação à violência em protestos

Preso desde fevereiro, líder do partido Vontade Popular pode ser condenado a pena de até 10 anos de prisão

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Começou nesta quarta-feira (23) o julgamento do opositor venezuelano Leopoldo López, acusado de incitação pública à violência e conspiração em protestos antigoverno dos quais participou e ajudou a organizar em fevereiro.

López está preso desde o dia 18 daquele mês, quando se entregou à polícia, acompanhado de milhares de simpatizantes. Ele cumpre pena na penitenciária militar Ramo Verde, perto de Caracas.

Líder do partido Vontade Popular, López convocou a primeira de diversas manifestações que aconteceram por três meses na Venezuela. Os atos foram marcados pela violência e terminaram com saldo de 43 pessoas mortas.

Ele também foi acusado de associação criminosa, danos à propriedade e incêndio. Se considerado culpado pela Justiça, pode ser condenado a até 10 anos de prisão.

A equipe de advogados de López acredita que o julgamento pode durar meses.

Os advogados ameaçaram não comparecer ao tribunal por supostas irregularidades, mas se apresentaram, sem deixar de dizer que faltam condições para um julgamento "justo e constitucional".

A defesa disse que o tribunal recusou provas e testemunhos que comprovariam a inocência de López.

"Não pudemos nem vamos poder provar a inocência de Leopoldo se esse julgamento começa nestas condições de indefensabilidade", disse Juan Carlos Gutiérrez, um dos advogados do político.

Economista de Harvard, Leopoldo López promoveu manifestações com o lema "A Saída", para pressionar o presidente Nicolás Maduro a renunciar ao cargo.

Maduro considerou a atitude como uma tentativa de golpe de Estado.

Mais de 200 simpatizantes de López foram à frente do tribunal para demonstrar apoio.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página