Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Soldado russo posta 'selfies' e revela estar em solo ucraniano

DE SÃO PAULO

Fotos postadas por um soldado russo em sua conta no Instagram sugerem que Moscou estaria efetuando operações militares em território ucraniano.

Uma das imagens é uma "selfie" do soldado Alexander Sotkin, 24, com um lançador de mísseis Buk, o mesmo modelo que, segundo Kiev e os EUA, teria abatido o avião da Malaysia Airlines com 298 pessoas a bordo no último dia 17.

A legenda da foto, postada no último domingo (27), trazia a frase "Trabalhando em um Buk". As informações são do site americano Buzzfeed.

Segundo a ferramenta de geolocalização do Instagram, Sotkin postou diversas fotos no início de julho em vilas do leste da Ucrânia, região controlada por rebeldes separatistas pró-Rússia.

No dia 5, outra "selfie" postada por Sotkin foi tirada na vila de Krasnyi Derkul. Na época, Kiev acusou os rebeldes de dispararem morteiros em um ponto da fronteira próximo dali.

Em seus perfis em redes sociais, Sotkin afirma ser um especialista em comunicações estacionado na base de Voloshino, localizada a cerca de 15 km da divisa da Rússia com a Ucrânia.

Para operar um sistema de mísseis Buk, os rebeldes precisariam de um especialista em comunicações, como Sotkin afirma ser.

Na semana passada, outro soldado russo, Vadim Grigoriev, postou no VK ""equivalente ao Facebook na Rússia"" imagens de posições russas de artilharia próximas da fronteira ucraniana. A legenda de uma das fotos: "Nós batemos na Ucrânia a noite toda". Dias depois, ele afirmou à TV estatal russa que sua conta havia sido hackeada.

A ferramenta de GPS do Instagram, porém, é mais precisa. Apenas ao usar uma espécie de "GPS fantasma" o soldado poderia enganá-la.

Nesta terça (29), o parlamentar russo Vadim Soloviev anunciou ao jornal pró-Kremlin "Izvestia" planos de proibir soldados em serviço de publicarem qualquer informação em redes sociais.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página