Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Biblioteca Mário de Andrade ilumina fachada com cores da bandeira palestina

DE SÃO PAULO

A biblioteca municipal Mário de Andrade, no centro de São Paulo, manterá em agosto a fachada iluminada com as cores da bandeira palestina. Segundo a página da biblioteca no Facebook, a ação se dá "em solidariedade às inúmeras vítimas civis durante o mais recente confronto entre o governo de Israel e o povo palestino que vive na faixa de Gaza".

A ofensiva matou até agora cerca de 1.900 palestinos e 67 israelenses. Um cessar-fogo vence nesta quinta (14). Delegações dos dois lados negociam uma trégua no Egito.

Luiz Armando Bagolin, 50, diretor da biblioteca, que é ligada à prefeitura, diz ser um gesto simbólico em homenagem às vítimas civis dos dois lados do conflito e que "não há posição ideológica antissemita".

Ele explica que, como depositária dos documentos da ONU, a biblioteca concorda com as resoluções do órgão, que defendem a criação de um Estado palestino.

Para Ricardo Berkiensztat, 45, presidente-executivo da Federação Israelita do Estado de São Paulo, a iniciativa revela uma "posição unilateral", que, segundo ele, começou com o Itamaraty chamando apenas o embaixador em Israel para consulta.

Ele também se mostra preocupado com o que chamou de "importação do conflito" para o Brasil.

Neste ano, a fachada já foi iluminada de azul e rosa, em ação contra a violência infantil, e de vermelho, para estimular a doação de sangue.

Durante a Copa, recebeu as cores verde e amarela.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página