Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

ilustrada em cima da hora

Morre Lauren Bacall, estrela da era de ouro de Hollywood

Atriz protagonizou 'Uma Aventura na Martinica', clássico dos anos 40

Artista, ganhadora de Oscar honorário em 2009, sofreu derrame na manhã desta terça (12) em Nova York

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A atriz norte-americana Lauren Bacall morreu nesta terça (12), em Nova York, aos 89. Ela sofreu um derrame durante a manhã e não resistiu.

Bacall ficou famosa nas décadas de 1940 e 1950 ao atuar nos filmes "Uma Aventura na Martinica" (1944), "À Beira do Abismo" (1946) --ambos ao lado do ator Humphrey Bogart (1899-1957), com quem foi casada-- e "Como Agarrar um Milionário", de 1953.

Em 2009, a atriz recebeu um Oscar honorário como reconhecimento pelo seu papel de destaque na chamada era de ouro de Hollywood, período de extensa produção do cinema americano centrado em narrativas melodramáticas e um casal como protagonista.

Também foi indicada ao Oscar de melhor atriz coadjuvante em 1997 pelo papel em "O Espelho tem Duas Faces".

VIÚVA DE BOGART

"Você se apaixona por ela como qualquer um se apaixonaria", disse Bogart certa vez sobre a mulher. Eles se conheceram nas gravações do longa "Uma Aventura na Martinica" quando Bacall estreava no cinema aos 19 anos e ele, já um astro, tinha 44.

Casaram-se no ano seguinte e se tornaram um dos casais mais célebres de Hollywood. Permaneceram juntos até a morte do protagonista de "Casablanca", em 1957.

Em sua biografia, o diretor de "Uma Aventura na Martinica", Howard Hawks (1896-1977), escreveu que "Bogart se apaixonou pelo personagem que ela interpretou, e então Bacall teve que continuar atuando pelo resto da vida".

Depois, ela ainda teve um caso com o cantor Frank Sinatra (1915-1998) e foi casada por oito anos com o ator Jason Robards (1922-2000). Por muito tempo, porém, viveu à sombra do título de "viúva de Humphrey Bogart".

Em 1970 e 1981, Bacall teve seu trabalho reconhecido depois de estrelar musicais da Broadway e ganhar dois prêmios Tony, maior honraria do teatro nos Estados Unidos.

Bacall deixa dois filhos do casamento com Bogart --Stephen e Leslie--, e um filho que teve com Robards, o ator Sam.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página