Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Número de mortes por ebola chega a 2.105, afirma OMS

Pior surto da doença na história na África Ocidental já teve quase 4.000 casos registrados em cinco países

Especialistas concordam em usar medicamentos à base de sangue e soro de sobreviventes do ebola

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O número de mortes causadas pela epidemia de ebola na África Ocidental ultrapassou os 2.000, segundo informou a OMS (Organização Mundial da Saúde), nesta sexta-feira (5).

De acordo com a entidade, 2.105 pessoas morreram e 3.968 casos foram registrados desde o início do ano, no pior surto da doença, provocada por um vírus, na história.

Só em Guiné, Libéria e Serra Leoa ocorreram 2.097 mortes e 3.944 casos. Na Nigéria, último país a ser afetado, foram 23 casos e oito mortes.

A República Democrática do Congo (RDC), que fica na África central, também afirma ter registrado casos da doença, mas não confirmados pela agência da ONU.

TRATAMENTO

Também nesta sexta, a OMS anunciou que especialistas concordaram em usar medicamentos à base de sangue e soro (material sanguíneo sem os glóbulos brancos e vermelhos) de pacientes que sobreviveram.

"Existe uma oportunidade real para que produtos à base de sangue possam ser usados agora. Isso pode ser muito efetivo em termos de tratamento de pacientes", disse a diretora-geral assistente da OMS, Marie-Paule Kieny.

"Apesar de termos tantos pacientes, um ponto positivo é que também há muitas pessoas que agora estão convalescendo, que sobreviveram e estão indo bem. Essas pessoas podem fornecer sangue e soro para o tratamento", acrescentou Kieny.

paciente americano

O médico americano Rick Sacra, 51, chegou aos Estados Unidos para receber tratamento após contrair ebola durante trabalho missionário na Libéria. Ele está internado no Centro Médico de Nebraska, na cidade de Omaha.

O avião que transportou Sacra pousou em uma base militar no estado de Nebraska e ele foi levado ao hospital por uma ambulância.

"O transporte foi muito tranquilo", disse Mark Rupp, infectologista do hospital. "Nosso paciente está doente, mas estável", concluiu.

Rick Sacra foi o terceiro americano a ser infectado pelo ebola neste ano.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página