Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Irã ordena pouso de avião de coalizão americana

Por problemas burocráticos, voo que ia do Afeganistão a Dubai foi interrompido

DE SÃO PAULO

Um avião com militares da coalizão liderada pelos Estados Unidos no Afeganistão pousou no Irã nesta sexta (5), após autoridades locais questionarem seu plano de voo.

Os cerca de 100 militares que estavam no avião viajavam da base aérea afegã Bagram a Dubai, nos Emirados Árabes. Eles pousaram em Bandar Abbas, no Irã, por ordem de controladores de voo iranianos.

Segundo o governo Obama, trata-se de uma situação burocrática sem importância, e não um problema diplomático entre dois países com histórico de conflitos.

"Isso é um problema burocrático com o plano de voo. Esse não é um comunicado político", disse uma autoridade americana.

Uma autoridade da região disse que a confusão ocorreu porque o avião --da empresa Fly Dubai e fretado pela coalizão-- deixou o Afeganistão horas depois do que havia planejado.

Quando o avião entrou no espaço aéreo iraniano, os controladores não tinham um plano atualizado, com o horário de partida correto.

Os iranianos instruíram a tripulação a voltar ao Afeganistão, mas o piloto respondeu que não tinha combustível para fazer a volta. Então, os controladores pediram o pouso.

O governo iraniano não comentou o ocorrido. O avião teve autorização das autoridades locais para decolar por volta das 20h desta sexta, pelo horário de Brasília.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página