Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Estados Unidos

Obama adia para depois de eleição reformas no sistema imigratório

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, decidiu adiar para depois das eleições parlamentares de novembro qualquer ação executiva sobre o sistema de imigração do país, informaram neste sábado (6) membros Casa Branca.

Em 30 de junho, o presidente havia prometido que usaria o poder de seu cargo para proteger famílias de imigrantes da ameaça de deportação. Tais ações deveriam ser postas em prática até o fim de setembro, prometera Obama.

Ao descumprir a promessa, o presidente cede às pressões da ala democrata do Senado, que briga pela reeleição. Eles temem que uma ação executiva gere reações da oposição republicana. Em contrapartida, a atitude desagrada os senadores que defendem mudanças nas leis de imigração.

De acordo com fontes da Casa Branca que exigiram anonimato, Obama concluiu que contornar o Congresso durante este período de campanha parlamentar politizaria o assunto, ferindo futuros esforços para alcançar uma reforma mais ampla.

As questões com a imigração ocorrem no contexto do aumento do fluxo de menores desacompanhados na fronteira entre os Estados Unidos com o México.

Obama chegou a solicitar ao Congresso US$ 3,7 milhões para lidar com a crise na fronteira. A maioria republicana, porém aprovou medida que liberou apenas uma fração do valor, tornando mais fácil a deportação dos jovens imigrantes para seus países de origem.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página