Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Comissão critica política da ONU sobre drogas

Grupo liderado por ex-presidente FHC quer incentivar medidas de regulação de mercado

ISABEL FLECK DE NOVA YORK

A Comissão Global de Políticas sobre Drogas, formada por sete ex-presidentes de países latino-americanos e europeus e pelo ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan, criticou nesta terça-feira (9) as convenções das Nações Unidas sobre o tema, que mantêm seu enfoque sobre a proibição.

Dez integrantes da comissão, presidida pelo ex-presidente brasileiro Fernando Henrique Cardoso, se reuniram em Nova York para lançar seu segundo relatório sobre políticas de drogas. O primeiro foi divulgado em 2011.

O novo texto traz sete propostas, entre elas encorajar experiências de regulação de mercado para substâncias proibidas --como maconha, folha de coca e algumas substâncias psicoativas--, acabar com a criminalização de usuários portando drogas para consumo e adotar alternativas à prisão para "agentes não violentos".

O objetivo é aproveitar a proximidade da Sessão Especial da Assembleia Geral da ONU sobre Drogas (Ungass), em 2016, para "pressionar" por agenda que inclua o debate sobre regulação do mercado de drogas. "A ideia é que em vez de falar de proibição, de um lado, e de legalização ou liberação, do outro, a questão central seja: como ter um controle efetivo do mercado de drogas?", disse FHC.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página