Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Irã condena jovens a 91 chibatadas por versão de videoclipe, diz ONG

Vídeo baseado no hit 'Happy', do americano Pharrell Williams, foi considerado 'obsceno'

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Seis jovens iranianos que haviam sido detidos por participarem da gravação de uma versão do videoclipe "Happy", do americano Pharrell Williams, foram condenados a 91 chibatadas e seis meses de prisão por comportamento obsceno.

A sétima jovem que aparece no vídeo foi condenada a um ano de detenção.

A informação foi divulgada nesta quinta (18) pela Campanha Internacional de Direitos Humanos no Irã, organização não governamental sediada nos EUA, e pelo site iraniano de direito Iran Wire, que atribui a informação ao advogado de defesa dos jovens. Nenhuma autoridade se manifestou oficialmente.

As sentenças estariam suspensas por três anos. Isso significa que as punições só serão cumpridas caso algum dos sete jovens sejam considerados culpados de uma ofensa semelhante no período. A captura do grupo foi vista como demonstração de força dos conservadores contra o aumento das liberdades defendido pelo presidente Hasan Rowhani, que condenou a ação policial.

A polícia disse que o clipe era "obsceno" e violava a "castidade social", uma referência ao fato de os jovens terem ferido a lei que proíbe contato físico entre pessoas do sexo oposto sem vínculo familiar. No vídeo, eles dançavam nas ruas da capital, Teerã. Algumas das três moças no vídeo aparecem sem véu, o que também é proibido pela sharia, a lei islâmica.

Os jovens foram detidos em maio, e liberados no dia seguinte após pagarem fiança.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página