Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Líder de grupo sírio, aliado de Bin Laden era alvo

DE NOVA YORK

O kuaitiano Muhsin al-Fadhli, apontado como líder do grupo terrorista sírio Khorasan, era um dos alvos dos bombardeios no norte da Síria. Funcionários do governo americano não confirmam que ele tenha sido morto na ofensiva, embora jihadistas tenham divulgado essa informação pelo Twitter.

Fadhli era um dos homens de confiança de Osama bin Laden. Segundo o Departamento de Estado, ele estaria entre o pequeno grupo de aliados de Bin Laden que sabia, com alguma antecedência, dos ataques de 11 de Setembro de 2001.

O Khorasan, que teria sido fundado por Fadhli no ano passado, estaria no estágio final de planejamento de atentados contra alvos no Ocidente, potencialmente nos Estados Unidos.

"Nós estamos monitorando esse grupo de perto há algum tempo. Sabemos que o Khorasan tentou recrutar cidadãos ocidentais para servirem como agentes operacionais ou se infiltrarem de volta em seus países", disse o diretor de operações, general William Mayville, em entrevista para detalhar a ação.

"O grupo claramente não está focado no regime do ditador sírio Bashar al-Assad ou na população síria. Eles estão criando raízes na Síria para avançar em ataques contra o Ocidente e o nosso país", afirmou Mayville.

MAIS PERIGOSO

Fontes ouvidas pelo jornal "The New York Times" dizem que o grupo oferece mais risco de um ataque terrorista aos EUA do que o próprio Estado Islâmico.

Até então relativamente desconhecido, o Khorasan teve seu nome citado pelo diretor de inteligência nacional, James Clapper, durante audiência em Washington na semana passada.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página