Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Oposição a Maduro elege novo líder na Venezuela

Ex-militante comunista busca unir coalizão

SAMY ADGHIRNI DE CARACAS

A coalizão de partidos opositores ao governo venezuelano oficializou nesta quarta (24) a escolha do jornalista e professor Jesús Torrealba, 56, como seu novo chefe.

Torrealba tem por missão conduzir a Mesa da Unidade Democrática (MUD) para as eleições legislativas de 2015, nas quais a oposição tentará enfraquecer o domínio da bancada do presidente esquerdista Nicolás Maduro.

Torrealba disse à Folha, por telefone, que seu maior desafio é "manter e potencializar" a unidade da MUD num momento de fragmentação da oposição.

"Temos que fazer a ponte entre a parcela da sociedade que sempre foi opositora e aquela composta pelos frustrados do chavismo", afirmou Torrealba, cuja trajetória de filho de sindicalistas e ex-militante comunista é vista como aposta para tentar desvincular a direita da imagem de elitista e alienada.

Disputas internas na MUD vinham se intensificando desde a onda de protestos antigoverno de fevereiro, que levaram à renúncia do mais recente líder da coalizão, Ramón Guillermo Aveledo, há dois meses.

Grupos contrários ao projeto bolivariano --implantado pelo então presidente Hugo Chávez em 1999 e perpetuado por Maduro-- defendem estratégias opostas.

De um lado estão partidários do radicalismo, como Leopoldo López --preso desde fevereiro-- e a deputada cassada María Corina Machado, que pregam a continuidade da resistência nas ruas, apesar de manifestações já terem causado mais de 40 mortes.

Do outro estão pragmáticos, como o governador do Estado de Miranda, Henrique Capriles, que priorizam a disputa política pelas urnas.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página