Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Secretário de Justiça dos EUA deixará cargo

Eric Holder, que está na função desde o primeiro mandato de Obama, disse que Robert Kennedy foi sua inspiração

Presidente saudou-o por sua luta pelos direitos cívicos e por acreditar que Justiça não é 'teoria abstrata'

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Em cerimônia nesta quinta-feira (25) na Casa Branca, o secretário de Justiça e procurador-geral dos EUA, Eric Holder, 63, anunciou sua renúncia ao cargo, que ocupa desde fevereiro de 2009.

Ele já dissera que pretendia deixar a função até o final deste ano e afirmou que ficará no cargo até que seu sucessor seja anunciado.

O presidente do Comitê Nacional Republicano, Reince Priebus, disse que Holder havia perdido há anos a confiança dos americanos e que sua saída deveria ter acontecido há muito tempo.

Para os republicanos, o procurador-geral "politizou" demais o Departamento de Justiça e permitiu que o governo Obama excedesse os limites de seu poder.

Holder, 82º procurador-geral do país, é a primeira pessoa de ascendência africana a ocupar o cargo. Sua mãe é filha de imigrantes de Barbados, país do Caribe.

Na cerimônia, Barack Obama saudou as realizações do procurador-geral e louvou a sua "profunda e duradoura fidelidade" à ideia de uma Justiça igualitária.

"Eu o escolhi para servir como procurador-geral porque ele acredita, como eu, que a Justiça não é apenas uma teoria abstrata. É um princípio vivo, que respira ", afirmou Obama, acrescentando que Holder usou a lei para tornar melhor a vida das pessoas. "É por isso que eu o fiz o advogado da América, o advogado do povo."

ALTERNATIVAS À PRISÃO

Obama disse que Holder "trabalhou com paixão para fazer de nosso sistema judicial o melhor do mundo, ao reduzir as injustas disparidades de penas e buscar alternativas ao encarceramento".

Obama ainda saudou a luta do procurador-geral pelos direitos cívicos e por um tratamento justo e equitativo para todos diante da lei, sem importar sua raça, sua religião, seu sexo, suas crenças ou sua orientação sexual.

Com lágrimas nos olhos, Holder evocou Robert Kennedy --irmão do presidente John F. Kennedy--, que dirigiu a Procuradoria-Geral entre 1961 e 1964.

O procurador-geral disse que Robert Kennedy foi sua fonte de inspiração por sua luta pelos direitos civis ao lado de Martin Luther King.

No início desta semana, Holder anunciou que, neste ano, pela primeira vez desde 1980, a população carcerária federal diminuiu.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página