Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Atriz Emma Watson teria sido vítima de trote de hackers

Grupo usou agência de marketing viral fictícia

DE SÃO PAULO

A ameaça de divulgação de fotos nuas da atriz britânica Emma Watson, famosa pela série "Harry Potter", acaba de ganhar um novo --e nebuloso-- desdobramento.

O caso teve início no sábado (20). Emma é embaixadora da boa vontade da ONU Mulheres, e afirmou em discurso nas Nações Unidas que o feminismo não deve ser uma luta só das mulheres.

Dias depois, a página "Emma You Are Next" trazia o símbolo do site 4chan e uma contagem regressiva, ameaçando divulgar fotos da atriz nua. O 4chan é um fórum online que hospedou os recentes vazamentos de fotos de celebridades nuas.

Nesta quarta (24), descobriu-se que a ameaça era falsa, e quem tentasse acessar a página era redirecionado para uma mensagem da agência de marketing viral Rantic pedindo o fim do 4chan.

O fórum online é polêmico por não exigir cadastro dos seus usuários e por não registrar as postagens (as novas apagam as antigas), tornando-o um canal propício para a prática de crimes e um abrigo para arruaceiros virtuais.

Nesta quinta (25), porém, descobriu-se que a própria Rantic não existe. Segundo portais americanos como "Slate", "New York Magazine" e "Business Insider", a Rantic é uma empresa fictícia comandada por um grupo de hackers que capitalizam tendências da internet para conseguir "page views".

Coletivamente, o grupo é conhecido como SocialVEVO, e esteve envolvido num caso similar em 2013, quando prometeu divulgar informações sobre um personagem do seriado "Family Guy". Na época, os produtores da série afirmaram não ter relação com a página, que também trazia uma contagem regressiva.

O que não está claro é se os membros do SocialVEVO querem atacar o 4chan por ser um concorrente na disseminação de conteúdo viral, ou se esses membros são, eles mesmos, usuários do 4chan que não concordam com a prática de vazamentos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página