Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Namorada vive na Rússia com Snowden, mostra filme

DO "GUARDIAN"

O mistério sobre o paradeiro da namorada dançarina de Edward Snowden foi esclarecido com a estreia de um documentário da jornalista Laura Poitras na noite de sexta-feira (10), em Nova York.

Lindsay Mills vive na Rússia com o ex-agente da NSA (Agência de Segurança Nacional dos EUA) desde julho.

A revelação derruba a suposição de que Snowden a abandonara e que ela vivia então com os pais no Havaí.

Desde que Snowden revelou, no ano passado, que estava por trás do maior vazamento da história do sistema de inteligência dos EUA, Mills manteve-se em silêncio, sem falar sobre o assunto e sobre as ações do namorado.

O documentário "Citizenfour" traz um retrato completo da vida de Snowden.

Poitras filmou-o no hotel Mira, em Hong Kong, no ano passado, durante entrevistas com os jornalistas. A jornalista capturou a tensão em seu quarto e os minutos finais no hotel, antes de fugir depois de ser avisado que jornalistas estavam prestes a chegar.

Snowden tem sido relutante em falar sobre sua vida pessoal, preferindo que a mídia mantenha o foco no debate sobre a vigilância. Mas o retrato feito por Poitras é pessoal e simpático.

Sobre o filme, ao qual já tinha assistido, Snowden disse: "Espero que as pessoas não vejam isso como uma história sobre heroísmo. Na verdade, é uma história sobre o que as pessoas comuns podem fazer em circunstâncias extraordinárias".

Snowden trabalhava como funcionário da NSA no Havaí quando se juntou a Mills.

A dançarina postou nas redes sociais muitos detalhes e fotos sobre eles. Em seu blog, com o título "Aventuras de uma viajante, pole dancer e super-heroína", ela escreveu que se sentia "doente, exausta e carregando o peso do mundo". Pouco tempo depois, encerrou o blog.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página