Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Gérard Depardieu, acusado de burlar o fisco, coloca à venda a casa de Paris

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O ator francês Gérard Depardieu, recentemente acusado de tentar burlar o fisco ao se mudar para logo além da fronteira da França com a Bélgica, colocou à venda sua suntuosa casa de Paris.

Como Depardieu, vários franceses ricos estão buscando se proteger de um novo imposto sobre fortunas. Esse imposto é uma das medidas adotadas para tentar diminuir o alto deficit do país.

O imóvel colocado à venda é uma vasta mansão do século 19 no bairro de Saint-Germain, em Paris, há décadas frequentado por escritores, músicos e marchands.

O corretor imobiliário que negocia a venda não quis revelar o preço do imóvel, tombado como monumento nacional francês. Além do casarão, ele inclui piscina, jardins e um anexo ultramoderno, que já serviu como teatro.

Na quarta-feira, o primeiro-ministro francês, Jean-Marc Ayrault, havia qualificado o comportamento de Depardieu de "patético" e antipatriótico.

"Ser francês significa amar seu país e ajudá-lo a ficar de pé novamente", disse. Antes de Depardieu, o magnata Bernard Arnault havia tomado a mesma medida para fugir dos impostos do governo do presidente François Hollande.

O parlamentar socialista Yann Galut propôs que a França copiasse uma lei americana que implica a perda da nacionalidade em casos como o de Depardieu e Arnault.

"O país está em apuros", afirmou Galut, irritado, em entrevista à agência de notícias Reuters. "Esse homem deve tudo o que ele tem à França. No fim da carreira que o tornou extremamente rico, ele não quer contribuir com a solidariedade nacional?"

O astro de "Cyrano de Bergerac", de 63 anos, recentemente comprou uma casa em Nechin, uma aldeia belga próxima à fronteira, em que 27% dos moradores são cidadãos franceses, segundo o prefeito Daniel Senesael.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página