Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Premiê italiano vai liderar chapa em eleição

Monti poderá ser indicado novamente primeiro-ministro após votação em fevereiro

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O premiê italiano, Mario Monti, 69, que pediu demissão do cargo no último sábado (22), anunciou ontem que vai liderar uma coalizão de partidos de centro que apoiam sua agenda reformista nas eleições parlamentares previstas para 24 e 25 de fevereiro do ano que vem.

O anúncio esclarece seus movimentos políticos para a próxima votação. Monti disse que o grupo pode conquistar "resultado significativo" na disputa legislativa.

Embora Monti não possa se apresentar oficialmente como candidato, já que é senador vitalício, ele pode ser indicado primeiro-ministro caso sua coalização ganhe as eleições.

O premiê já se reuniu com o líder do partido União de Democratas de Centro (UDC), Pierferdinando Casini, membros do Futuro e Liberdade (FLI) e representantes do movimento Itália Futura, criado pelo presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo.

SEGUNDO MANDATO

No último domingo (23), Monti disse que poderia concorrer a um segundo mandato se uma força política de "credibilidade" apoiasse sua política de reformas. Ele descartou a possibilidade de criar um novo partido.

Em seus 13 meses de governo, o premiê impôs uma série de políticas baseadas no aumento de impostos e no corte de gastos, que afetaram a classe média italiana. No entanto, ele é apontado como um dos responsáveis por diminuir o efeito da crise financeira italiana, a pior desde a Segunda Guerra.

Para Monti, a divisão tradicional entre direita e esquerda tem valor simbólico, mas não reflete a aliança de que o país precisa, que deve se concentrar na Europa e nas reformas econômicas.

A coalizão de Monti concorre diretamente com a de Silvio Berlusconi, que já foi primeiro-ministro.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página