Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Obama diz estar otimista sobre um acordo fiscal

Presidente se reuniu com congressistas

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Em pronunciamento na televisão após reunião a portas fechadas com líderes do Congresso, o presidente Barack Obama disse estar "moderadamente otimista" sobre um acordo que evite um "abismo fiscal" nos EUA no início de 2013.

"O momento de agir é este", disse Obama, que considerou a negociação com os congressistas "construtiva".

Segundo o presidente, caso não seja alcançado um acordo de último minuto com o Congresso, ou seja, antes do fim do ano, ele pedirá que o líder da maioria democrata do Senado, Harry Reid, apresente um projeto de lei que bloqueie a alta de impostos automáticas para o dia 1º de janeiro.

O "abismo fiscal" é um choque recessivo pelo qual os EUA passarão nos primeiros dias do ano caso não haja acordo para lançar um pacote fiscal abrangente.

No início do ano, expiram benefícios fiscais aos americanos mais ricos e à classe média, ao mesmo tempo em que será detonada uma série de cortes abruptos na Defesa e nos programas sociais do governo para conter o inchaço do deficit federal do país.

Enquanto os republicanos tentam evitar um aumento mais abrangente de impostos, os democratas buscam frear alterações nos programas sociais, cada um alegando ter mandato para isso.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página