Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Morales nacionaliza empresas de distribuição de energia espanholas

Justificativa é ampliar cobertura e igualar tarifas nas áreas rurais

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O presidente da Bolívia, Evo Morales, anunciou ontem a nacionalização de duas distribuidoras de energia elétrica do grupo espanhol Iberdrola em La Paz e Oruro, além de uma empresa de serviços e uma gestora de investimentos.

A justificativa para a decisão é ampliar a cobertura do serviço em áreas rurais e igualar as tarifas nestes lugares à dos centros urbanos.

A tarifa urbana é, em média, de 0,63 boliviano (US$ 0,09) por quilowatts/hora, enquanto na área rural é de 1,59 boliviano (US$ 0,23).

Morales, que já nacionalizou a indústria de petróleo e empresas de telecomunicações e de energia elétrica, fez o anúncio a jornalistas antes de autoridades informarem que a Iberdrola receberia uma compensação com base na avaliação de seus ativos.

"Fomos obrigados a dar esse passo para as taxas de serviços serem equitativas e garantir que a qualidade do serviço seja uniforme em áreas rurais e urbanas", disse.

A Iberdrola, cuja sede em La Paz estava sob custódia da polícia, opera na Bolívia desde a década de 90. O governo espanhol disse esperar que o processo de compensação seja "objetivo" e "justo".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página