Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Síria barra ação rebelde para tomar duas bases

Opositores tentam cortar fontes de abastecimento de forças do regime

Jornal francês publica que Bashar Assad já teria utilizado armas químicas não letais em conflito no mês passado

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Segundo o Observatório Sírio para Direitos Humanos, as tropas do ditador Bashar Assad reprimiram de forma violenta ontem, na Síria, rebeldes que tentavam conquistar duas bases militares no noroeste do país.

De acordo com a organização, os opositores destruíram um carro blindado das forças do governo. Os rebeldes tentam conquistar as bases de Wadi Deif e Hamdiyeh há semanas. A estratégia é cortar fontes de abastecimento dos militares fiéis ao regime sírio.

Ontem, rebeldes também relataram que um caça Mig bombardeou posições militares na periferia de Damasco. A causa não está clara. Ativistas afirmaram que pode se tratar de um erro ou de um ataque de um desertor.

Estimativas da ONU (Organização das Nações Unidas) apontam que mais de 60 mil pessoas morreram na guerra civil síria desde março de 2011, quando começaram os levantes contra o governo.

Na semana passada, os rebeldes conseguiram conquistar a base de Taftanaz, o que representou um revés para o ditador, que se recusa a deixar o poder na Síria.

ARMAS QUÍMICAS

O jornal francês "Le Monde" publicou que Assad usou, em 23 de dezembro do ano passado, armas químicas não letais para reprimir os protestos de rebeldes em Homs.

O jornal cita fontes ligadas aos serviços secretos de países ocidentais.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página