Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

EUA e iranianos podem negociar sobre programa nuclear, diz Biden

Para vice, possíveis acordos dependem da "seriedade" de Teerã

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O vice-presidente americano, Joe Biden, disse ontem, durante a Conferência de Segurança de Munique (Alemanha) que os EUA estão prontos para conversar com Teerã sobre suas ambições nucleares, desde que o governo iraniano mostre que tratará o tema "com seriedade".

As conversas envolveriam os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU mais a Alemanha.

No mês passado, o Irã anunciou que ampliaria seu programa de enriquecimento de urânio -alegadamente, para fins medicinais.

Países ocidentais temem que Teerã esteja desenvolvendo uma bomba e impõem aos iranianos sanções que já resultaram em cortes na compra de petróleo e em outras transações comerciais.

Biden disse que "ainda há espaço para a diplomacia", sem especificar prazos, e insistiu que "a bola está com o governo do Irã, para que mostre que negociará de boa-fé".

O vice também exortou a comunidade internacional a reforçar o apoio à oposição síria contra o regime de Bashar Assad, que segundo ele "não é capaz de dirigir a nação".

Em iniciativa que pode elevar a tensão na região, o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, apresentou ontem o novo caça Conquistador-313. O avião de combate foi concebido e realizado por engenheiros iranianos e "está entre os mais avançados do mundo", segundo declaração do presidente à mídia local.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página