Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Blogueira cubana deixa país e viaja para o Brasil

Yoani Sánchez se diz 'feliz' por ter conseguido o direito de sair da ilha

Ativista passará por cerca de dez nações durante 80 dias, depois de tentar permissão de saída por muitos anos

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A blogueira e ativista política cubana Yoani Sánchez embarcou ontem em Havana com destino ao Brasil, a primeira parada de uma viagem de 80 dias por cerca de dez países. Yoani, que nos últimos anos recebeu mais de 20 recusas do governo de Cuba para poder viajar ao exterior, disse estar "feliz" por ter conquistado esse direito.

"É uma vitória limitada, porque a reforma migratória de Cuba ainda não contempla a possibilidade de entrar e sair da ilha como um direito inerente pelo mero fato de ter nascido neste país", disse a blogueira, que vem ao Brasil para participar da exibição do "Conexão Cuba Honduras", na qual é entrevistada pelo cineasta Dado Galvão.

Yoani também visitará Alemanha, Espanha, Holanda, Itália, México, Peru, República Tcheca, Suécia e Suíça. Viagens à Argentina e ao Chile estão sendo negociadas.

Em janeiro, o governo de Cuba outorgou à blogueira o passaporte que ela solicitou após a nova reforma migratória que flexibiliza as viagens dos cubanos ao exterior e eliminou trâmites como a permissão de saída do país.

"Eu levo comigo a mensagem da esperança. Não sou ingênua. Sei que existem problemas, mas acredito no futuro", disse Yoani antes de embarcar. "Não tenho medo do meu retorno. Alguns amigos estão preocupados achando que eles [do governo] não me deixarão voltar, mas eu não acho que isso acontecerá."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página