Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Presidente 'batalha pela sua recuperação'

DA ENVIADA A CARACAS

Depois de mais de três dias sem notícias sobre a saúde de Hugo Chávez, o chanceler Elías Jaua disse ontem que o presidente "batalha pela sua recuperação sem abandonar sua competência".

No entanto, o ministro - ex-vice-presidente da Venezuela, posto hoje ocupado por Nicolás Maduro- não deu detalhes sobre as condições físicas de Chávez nem mencionou a possibilidade de que ele tome posse nos próximos dias.

A pressão por mais informações sobre a saúde de Chávez e sobre o futuro de seu mandato tem aumentado desde que o presidente anunciou, por sua conta no Twitter, o retorno a Caracas.

Ontem, um grupo de universitários venezuelanos "exigiu" do governo a divulgação de imagens do presidente no país e detalhes sobre sua saúde.

"Exigimos que Chávez saia e mostre sua cara. Se nas próximas horas ele não o fizer, o movimento estudantil vai ao hospital militar para saber claramente se ele se encontra bem e se está em capacidade de governar", afirmou Gabriela Allerano, representante dos estudantes, durante uma coletiva de imprensa em Caracas.

CERTIFICAÇÃO

Também ontem, um grupo de advogados constitucionalistas levou ao Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) um pedido para que seja realizada "urgentemente" a posse de Chávez, já que o presidente reeleito já está no país.

Os advogados pediram ainda uma certificação médica sobre as condições de saúde do presidente antes que ele seja empossado.

Para o advogado José Vicente Haro, contudo, a própria sentença do Tribunal Supremo, no mês passado, já determinava que a posse deve ser feita publicamente, e não de forma privada, como considera a corte.

"Não existe outra saída que não seja o juramento público do presidente", afirmou o advogado.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página