Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

China aumentará em 11% gastos militares em 2013

Anúncio foi feito no dia da abertura da reunião anual do Congresso Nacional

Controlado pelo PC, Parlamento irá nomear Xi Jinping como novo presidente do país durante encontro

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

No dia da abertura da sessão anual do Congresso Nacional do Povo, o Legislativo chinês, o governo chinês anunciou que os gastos militares do país crescerão 10,7% em 2013, atingindo 740,6 bilhões de yuan (cerca de US$ 119 bilhões). Os gastos com segurança interna também subirão 8,7%.

"Precisamos acelerar a modernização da defesa nacional e das Forças Armadas, bem como fortalecer a capacidade militar e de defesa da China", disse o primeiro-ministro Wen Jiabao, segundo trechos divulgados para a imprensa antes do discurso de abertura do encontro.

Segundo Wen, que se despede do posto de premiê durante a reunião anual, é preciso assegurar "a soberania, a segurança e a integridade territorial" da China. O discurso se dá em meio a uma disputa entre Pequim e Tóquio pelo arquipélago de Diaoyu (Senkaku, para os japoneses). A região possui reservas de gás natural e também é reivindicada por Taiwan.

A China tem um segundo maior orçamento militar do mundo, perdendo apenas para os EUA -que gastou quase seis vezes mais que Pequim em defesa em 2012, segundo a Bloomberg.

Nas projeções econômicas, Wen disse que a expectativa de crescimento do país para 2013 é de 7,5%. O deficit, contudo, deve alcançar cerca de US$ 193 bilhões, ou 2% do PIB.

NOVO GOVERNO

A reunião anual servirá para ratificar os nomes definidos pelo Partido Comunista para os principais cargos do governo. O congresso nomeará Xi Jinping presidente do país, um cargo simbólico. Desde novembro, ele é secretário-geral do partido e chefe da Comissão Central Militar, postos bem mais importantes.

Entre as promessas feitas por Xi para o seu mandato estão o combate à corrupção e à desigualdade social, a melhora da qualidade de vida da população e o aumento da proteção ao meio ambiente.

Wen Jiabao será substituído por Li Keqiang, como premiê. Analistas dizem que Li gostaria de uma drástica reorganização no governo, com a criação de ministérios voltados para a regulação financeira e a proteção ambiental.

Com quase 3.000 membros, o congresso é dominado por membros do PC. A previsão é que o congresso dure até o dia 17 de março.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página